Inspiração
A volta do espelho Adnet
Em formato pêndulo, espelho Adnet invade projetos residenciais como tendência na decoração de lavabos, banheiros e quartos
Presente em muitos projetos publicados no Anuário ARQ de Arquitetura e Decoração do Rio Grande do Sul, e Anuário de Arquitetura e Decoração da Serra Gaúcha edições 2019, o espelho Adnet retorna como tendência, mas sua história é célebre entre os conhecedores de decoração de interiores. Criado em 1946 pelo arquiteto e designer de interiores francês, Jacques Adnet, o desenho da peça reflete o legado do profissional, que é um dos maiores representantes do art-decô, e que transformou o modernismo francês.
Com o olhar aguçado para design e o uso combinado de materiais incomuns para a época, como o metal, o vidro e o couro, Adnet acreditava no aspecto funcional dos móveis combinado à simplicidade geométrica. A introdução do couro no design de produtos de decoração se inspira no trabalho que Adnet fazia, na época, para a Hermés, marca famosa por seus artigos utilizando o material. No caso do espelho Adnet, o formato de pêndulo acontece pelo conjunto de espelho redondo, moldura em metal e alça de couro – a peça se tornou um ícone do design de produto mundial. Atualmente, o modelo é reproduzido utilizando materiais diferenciados, mas o formato segue fazendo ode a Jacques Adnet.