Entrevistas
Adriane Maria Heck Carrard: “A criatividade aguçada em níveis extraordinários faz com que você saia na frente”
Adriane Maria Heck Carrard é a cabeça por trás da Acquamondo, uma empresa especializada em banheiras e spas exclusivos. Sua experiência não é resultado somente de uma graduação acadêmica, em Administração de Empresas com especialização em Relações Internacionais, mas também od conhecimento de mercado, que sempre foi um forte aliado na conquista do sucesso. Investir em produtos de luxo traz resultados quando as apostas certas são feitas, e Adriane sabe bem disso.
ARQ: Qual a história por trás da concepção da marca?
O nome ACQUAMONDO tem como representação principal “ÁGUAS DO MUNDO”, razão pelo qual nossas banheiras e spas são identificadas com nomes das mais belas ilhas e praias espalhadas pelo mundo. Algumas muito visitadas e outras sequer habitadas.
Na identidade visual, o nome da empresa é suavemente coberto por uma onda, representando a água num semicírculo, que remete ao planeta terra.
O processo de concepção de marca passou por diversos estudos, revelando diretrizes, mostrando caminhos para alcançarmos o resultado desejado. Inicialmente fizemos um estudo de mercado, incluindo a concorrência. Traçamos nossos objetivos e estratégias após definirmos o público-alvo e o perfil do consumidor.
ARQ: Quando e de que forma vocês perceberam a oportunidade de adentrar o mercado de banheiras e spas exclusivos?
Na verdade, não foi nem uma oportunidade, mas sim uma vontade muito grande de produzir algo, transformar a matéria em algo bonito, útil e que fosse um desejo de consumo.
ARQ: Como você vê a expansão do mercado de banheiras e spas exclusivos na Serra Gaúcha?
As banheiras sempre foram um desejo de consumo para a maioria das pessoas, porém a redução do tamanho dos projetos, pelo fato das pessoas passarem muito tempo fora de suas casas, tirou o espaço das banheiras por um bom período especialmente nos ambientes residenciais. Porém, de alguns anos para cá, numa nova onda de qualidade de vida, onde as pessoas buscam qualidade e conforto dentro da sua própria casa, às trouxe de volta, com novas tecnologias e designs de encher os olhos.
ARQ: Quais os principais diferenciais do produto Acquamondo?
Nossas banheiras são produzidas com materiais nobres, além de serem homologadas pela portaria 371/2009. Elas podem também ser adquiridas diretamente na empresa, com configurações especiais, de acordo com o desejo e a necessidade do cliente.
ARQ: Neste ramo, qual a importância de estar conectado com as tendências e buscar sempre por inovação?
O mundo se torna um lugar cada vez mais globalizado dia após dia, o que levou o conceito do que “está na moda” a passar por um total processo de mudança. Naturalmente existem intenções mercadológicas de compra e venda.
Antigamente, as pessoas estavam bastante atentas ao que era tendência na região em que viviam. Nos dias atuais, porém, é possível ver o planeta inteiro na palma da mão.
Dessa forma, podemos ter a certeza de que os consumidores se tornaram muito mais educados a respeito de tendências e inspirações, e consequentemente mais exigentes.
É muito importante termos um panorama dos hábitos de consumo da população. Dessa forma, será possível descartar tendências que as pessoas já não aceitam mais com tanta frequência. A criatividade aguçada em níveis extraordinários faz com que você saia na frente.
ARQ: Quais os principais benefícios que o público tem ao apostar em uma banheira ou spa feito exclusivamente?
Na verdade o mais importante nesta questão é a antecipação do cliente. Quando o cliente tiver certeza de que vai querer uma banheira ou SPA, ele já poderá definir um modelo logo no início do projeto, garantindo assim um excelente aproveitamento de espaço e também deixá-lo visualmente mais agradável, valorizando o ambiente. A customização pode trazer uma série de benefícios, considerando que podemos direcionar os sistemas de hidromassagem (quando tecnicamente viável) para os pontos de maior necessidade de cada usuário.
ARQ: Com um DNA de inovação, a Acquamondo está com alguma novidade guardada no armário? Existe alguma nova linha ou nova tecnologia a ser lançada?
Sempre temos algo em mente. Na verdade, sempre que lançamos um produto, já temos outro a caminho. Mas como são produtos exclusivos, não podemos divulgar informações antes do lançamento.
ARQ: A Acquamondo é parceira do Anuário de Arquitetura da Serra Gaúcha. Como vocês descreveriam a importância de manter uma relação estreita com profissionais de arquitetura da região? E a importância de estar presente em uma publicação especializada como o Anuário?
A relação com os arquitetos é indispensável, pois são eles que nos trazem um feedback do mercado, com sugestões de melhorias e muitas vezes apresentando novas demandas que podem ser exploradas.
São profissionais que carregam uma grande responsabilidade, portanto, é muito importante que se sintam seguros com os produtos que especificam em seu trabalho.
A parceria com o Anuário da Arquitetura nos agregou muito. É um trabalho de qualidade e com um público muito seleto, onde podemos apreciar belos projetos. Para nós, fabricantes, é muito gratificante encontrar nosso produto em um projeto bem pensado e de qualidade.
Além disso, nos sentimos parte desta bela história que tem o Anuário. Uma empresa séria e comprometida com a qualidade e responsabilidade naquilo que mostra para a sociedade.