Entrevistas
[ARKTALKS] Ana Izabel Bergamaschi: “Arquitetura – Satisfação do cliente”
Apaixonada desde a infância pela arquitetura, a arquiteta Ana Izabel Bergamaschi acredita que a profissão é a satisfação do cliente, que também é sua principal fonte de inspiração na hora de projetar.
Acompanhe nosso bate papo com Ana Izabel.
ARQ: O que despertou a sua paixão pela Arquitetura? Quais foram as influências?
Minha paixão vem da infância. Sempre apaixonada por organizar ambientes e satisfazer os que nele habitam.
ARQ: Como iniciou no mercado de trabalho? Você lembra da primeira experiência fora da universidade?
Iniciei trabalhando com um colega engenheiro, e depois segui com escritório próprio.
ARQ: Qual foi o primeiro projeto executado totalmente por você? E qual foi a primeira dificuldade superada?
O mais notável foi a construção de um centro médico em forma de administração, em 1986. O projeto inovou no segmento de atividades conjuntas, que ainda não haviam na cidade.
ARQ: De onde você tira inspiração para projetar?
Muitas vezes a inspiração é o desejo do cliente, à medida que ele traduz o que espera, surge o detalhe visto em viagens, em cursos, em pesquisas e, se concretiza com muito empenho para satisfaze-lo.
ARQ: Pensando em mercado, quais os novos desafios apresentados por ele?
Mudanças acontecem sempre. Agora após isolamento, os arquitetos do mundo todo estão procurando entender como será a vida na chamada “nova normalidade”. O surto do Corona Vírus nos apresentou uma nova forma de encarar o mundo redefinindo o conceito na “normalidade”.
O trabalho do arquiteto deverá assumir proporções diferentes, um pouco influenciado pelo trabalho em home office e pelas novas tecnologias, aproximando o profissional das mais diversas disciplinas, integrando arquitetura, à conceitos de saúde pública, mobilidade, transporte, sustentabilidade, psicologia ambiental, biofilia, neuroarquitetura, para citar alguns.
Da noite para o dia deixamos de sair de casa todos os dias, e então, algo mudou. Nossos espaços domésticos não são mais os mesmos. A qualidade e o conforto são prioridades e assim as exigências são outras. Áreas verdes, ventilação, espaços com varanda, materiais que impedem a disseminação do vírus, enfim, novos tempos, novos projetos, novos materiais.
ARQ: O quanto você aposta em tendência e o quanto acredita em estilo?
As tendências servem de inspiração para serem aplicadas no estilo de cada cliente.
ARQ: Se pudesse definir a profissão em uma frase, qual seria?
Arquitetura – Satisfação do cliente
ARQ: Como conheceu o Anuário ARQ? E por que decidiu apostar na publicação?
Conheci através do Luis Gustravo. Participamos por ser um anuário de muita qualidade no qual podemos publicar nossos projetos, contando a seriedade e comprometimento desta editora.