Dicas
Apartamentos para jovens e suas particularidades
Layout inovador, espaços integrados e soluções inteligentes dão a tona em moradias das novas gerações
A primeira moradia, seja para casais ou jovens que estão iniciando sua vida independente, sempre é um passo importante na vida das pessoas.
Uma crescente no ramo de arquitetura e decoração, os apartamentos para as novas gerações são cheios de particularidades que dificilmente são aplicadas em residências tradicionais, como podem ser vistos nos projetos da arquiteta Gabriela Mattei do arquiteto Saymon Dall Alba – publicados no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X -, do escritório Apê 102 Arquitetura e do escritório A3 Arquitetas – publicados no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020.
A primeira característica – e uma das mais comuns devido aos estilos das construções atuais – são os espaços integrados. Cozinha, salas de TV e de jantar foram um ambiente único onde arquitetos e designers de interiores usam e abusam da criatividade.
Outra característica marcante é a utilização de elementos de decoração, acabamentos diferenciados e mobiliários atraentes. Em geral, observam-se materiais em madeira, concreto, tijolo, metal, couro, vegetação aparente, pedras naturais, decoração com quadros e outras peças, entre outros.
Evidenciando o espírito jovem desses ambientes, outro elemento que diferencia os ambientes é a paleta de cores, onde ocorre a mescla de cores quentes com cores frias, combinando com estilos modernos, industriais, retrôs ou contemporâneos.