Entrevistas

César Cini: “Os clientes naturalmente nos viram como a empresa da inovação”

Foto: Marketing Cinex

Com lojas e showroons presentes desde a cidade de Bento Gonçalves, onde foi fundada, até no berço do design mundial, a Itália, a Cinex surpreende com a inovação de seus produtos. A cabeça à frente do negócio é de César Cini, administrador de Empresas e presidente da empresa. Inquieto, ele carrega uma veia empreendedora. Saiu de um emprego estável na fábrica de móveis da família para fundar aquela que hoje carrega seu DNA: inovadora, tecnológica e preocupada com as pessoas.

Vem conhecer um pouco mais sobre o empresário e sonhador César Cini.

ARQ: Quem é o César da Cinex? Neste contexto, como separar as duas pessoas?

O César da Cinex é uma pessoa que aos 29 anos de idade decidiu sair da empresa moveleira da família, largou um cargo confortável de Gerente de Marketing e foi para a Itália construir a sua história, em busca de novos desafios. Longe da família, a busca por uma nova atividade, o mercado concorrido e a barreira do idioma, após quatro anos, forjaram uma base que sustentou o sucesso atual. O César que quis fazer o serviço militar, que fundou o Clube de Filatelistas de Bento Gonçalves aos 12 anos de idade e que abriu a Associação de Jovens Empresários, sempre foi uma pessoa inquieta.

ARQ: Como tudo começou com a CINEX – como surgiu o conceito da marca? Como ela foi concebida?

CINI EXPORT, por isso CINEX. A primeira atividade em 1993 foi a exportação de madeiras nobres para a Itália. A CINEX sempre se preocupou em trazer para o mercado brasileiro produtos inovadores. Passaram-se os anos e os clientes naturalmente nos viram como a empresa da inovação. A preocupação pela satisfação do cliente, pela reputação da marca, acompanhado de uma profunda curadoria em todos os materiais de marketing ligados à marca, construiu o que se conhece hoje.

ARQ: Quais os principais desafios de se inserir no mercado de mobiliários em vidros e alumínio no Brasil?

Acreditar que o alumínio e o vidro seriam produtos de grande sucesso no mobiliário foi o primeiro passo. Investir na vidraria interna foi a grande diferença. Mas a forte participação em eventos de arquitetura de interiores e feiras impulsionaram o nosso crescimento.  E crescemos alavancados pela dificuldade da indústria moveleira produzir as portas laqueadas, aonde a opção do vidro preencheu esta lacuna.

ARQ: O que te move a seguir buscando novas tendências e aplicações, inovando no produto oferecido pela marca?

O sucesso dos produtos que lançamos nos motivam a continuar pesquisando e propondo ao mercado novas soluções. O mercado brasileiro é muito carente de novidades. As empresas preferem focar no preço e não na qualidade e na inovação.

ARQ: Tradição italiana com tecnologia inovadora. Como esse mix de influências se traduz na qualidade e no sucesso dos produtos da marca CINEX?

Quando morei na Itália fui “picado pelo mosquito da qualidade”. Lá os produtos têm uma qualidade mínima indispensável. Em muitos casos são necessárias certificações de performance. Produto ruim não vinga ou nem pode ser vendido caso não atinja os pré-requisitos. Nós usamos esta filosofia de qualidade mundial e nos beneficiamos de ter um centro próprio de pesquisa na Itália, o nosso CinexLAB. É ele que nos permite estar sempre um passo à frente das outras empresas.

ARQ: A forte presença no mercado nacional já abre oportunidades no internacional. Como está sendo essa conquista de novos mercados?

Já tivemos uma fábrica na Carolina do Norte – EUA e também no México. Mas decidimos fortalecer a presença no Brasil. Com a nova marca CinexARCH, em 2021 começaremos a abrir lojas pela América.

ARQ: A presidência da Movelsul em 2004 e o sucesso crescente da Cinex com o passar dos anos, você se tornou um nome de referência na indústria moveleira brasileira. Com base nesse histórico, como você enxerga os próximos anos da Cinex?

A CINEX está dividida em duas unidades de negócios. CinexMobili, atendendo toda a indústria moveleira e a CinexARCH, atendendo a arquitetura com soluções para a construção civil (portas, esquadrias e revestimentos de vidro). Já estamos com 12 lojas CinexARCH no Brasil, vamos encerrar 2019 com 16 e 2020 com, ao menos, 20 lojas. Esta presença nacional faz com que o profissional de arquitetura tenha nas mais importantes cidades do Brasil uma loja para comprar produtos CinexARCH e em mais de 500 pontos de venda os produtos CinexMobili. Vejo a Cinex vestindo a Casa e os móveis dos projetos mais inovadores do Brasil.

ARQ: A Cinex apoia profissionais no Anuário de Arquitetura da Serra Gaúcha. Por que é importante para a marca manter um relacionamento próximo com profissionais regionais em uma publicação especializada como o Anuário?

Os profissionais de arquitetura são os “embaixadores da marca”. São eles que se mantem atualizados com toda a nossa gama de soluções. E pela vivencia deles, sabem que optar pela qualidade Cinex é o melhor caminho. É a certeza de satisfação do cliente, pois “o preço você esquece mas a qualidade fica no tempo”. E o anuário é a oportunidade destes profissionais mostrarem as suas obras primas e ser uma importante fonte de consulta para os consumidores.

Newsletter

Receba as novidades do M² no seu e-mail