Entrevistas

Clovis Tramontina: “Para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer a organização”

Foto: Débora Zandonai

Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura Tramontina, o hoje presidente do Conselho Administrativo da centenária empresa que carrega o nome da família, Tramontina, Clovis Tramontina, segue a filosofia do empreendimento: para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer profundamente as particularidades de cada área da organização. Foi assim que sua história dentro da empresa iniciou, muito antes de chegar à presidência em 1992. Clovis trabalhou em diversos setores até encontrar uma vocação: a arte de negociar.

Em entrevista exclusiva o empresário conta a sua trajetória, assim como o valor da Tramontina no mercado e na vida de seus clientes.

ARQ: Hoje a Tramontina possui 17.999 mil produtos a mais do que quando iniciou as atividades como uma ferraria de Carlos Barbosa em 1911. Isso é resultado de uma inovação constante, marca registrada da empresa, mas é também estratégia de marketing e mercado. Você é, conhecidamente, uma das cabeças por trás das estratégias da Tramontina. Qual o caminho que te levou até a obtenção desta experiência?

Minha formação teve início na faculdade de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Depois, me formei em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e fiz pós graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Também cursei MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, e o Programa de Gestão Avançada – PGA, pelo INSEAD – Escola de negócios em Fontainebleau, na França.

Em São Paulo, atuei como gerente de vendas durante dois anos. Gosto de lidar e estar com pessoas. E foi com este espírito que construí relacionamentos e parcerias duradouras. Tudo isso ancorado nos princípios de trabalho e devoção, confiança e, principalmente, valorização das pessoas – prata da casa desde o início desta história. Hoje são mais de 8 mil colaboradores que trabalham nas mais diversas áreas e fábricas da empresa. Juntos, assumimos o compromisso com a qualidade, respeito à natureza e à responsabilidade social, nossa marca registrada. Minha experiência só se fortalece ao longo do tempo, preservando o legado dos fundadores.

ARQ: Por que tu preza tanto pelo envolvimento pessoal com as decisões da empresa?

As pessoas sempre foram o principal valor da Tramontina. E eu sempre gostei de lidar e estar com pessoas. Assim como já mencionei antes, comecei minha carreira obedecendo à filosofia da empresa: para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer a organização. Hoje, são 27 anos atuando como presidente do Conselho de Administração da Tramontina, optando sempre pela liderança de espírito simples, estilo direto de administrar e valorização das pessoas.

ARQ: Mais do que uma empresa multinacional, a Tramontina é trilhada por uma história de crescimento pessoal, superação de dificuldades e, principalmente conhecimento e aposta nos negócios. Como enxergar a história da família Tramontina, através da concepção e crescimento da empresa e conseguir traduzir isto em valor agregado dos produtos?

A história da Tramontina é construída por muitas pessoas, todas elas fundamentais para seu crescimento e evolução. A parceria de meu pai, Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, unindo duas famílias no mesmo negócio, deu certo desde o início. Ambos compartilhavam os mesmos valores e, assim, mantiveram a marca que é sinônimo de tradição e confiança há 108 anos. A mesma filosofia de 1911 ainda hoje é mantida, honrando princípios e estimulando seus funcionários para que os consumidores tenham um mix completo entre utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial, construção civil, materiais elétricos, móveis em madeira ou em plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis.

Com atuação no mercado nacional e internacional, a nossa estrutura organizacional também foi desenvolvida para contemplar seus inúmeros processos produtivos e administrativos. Apostamos na descentralização, na especialização e na tecnologia como estratégias para produzir e entregar produtos e serviços de excelência.

A vocação para fazer bem feito, o compromisso ético e a busca incansável pela qualidade e bem-estar traduzem esta história que segue com vigor e paixão, movida pelos ideais humanos e pela busca constante de fazer cada vez melhor.

ARQ: Além do investimento próprio em pesquisa e inovação, a Tramontina busca parceiros na fabricação e design de seus produtos. Qual a importância de estar conectada às tendências e buscar inovação tecnológica e de design? E o quanto desta busca é proveniente de seu desejo pessoal?

Na Tramontina, tudo é feito para assegurar a constante melhoria dos processos e atender à dinâmica de um mercado sempre em transformação. É dessa forma, buscando renovação permanente, que a empresa mantém a preferência, garante e amplia sua credibilidade.

Por isso, prezo muito por sempre termos novidades para apresentar ao mercado, criar tendências para suscitar desejos e reforçar um nome que é sinônimo de tradição e qualidade.

ARQ: Nestas duas décadas e meia a frente da Tramontina, qual o maior desafio enfrentado? Como lidar com crises?

Como qualquer empresa centenária, a Tramontina já viveu marcos históricos e superou muitas crises. Enquanto construía sua história, passou por duas guerras mundiais, viu o primeiro homem pisar na lua, a primeira transmissão televisiva, a primeira troca de moeda do país, a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. O que é recorrente para a empresa é a continuidade de investimentos em inovação, tecnologia e lançamentos, junto à divulgação e consolidação da marca. Os maiores desafios estão em rever processos, acertar nos investimentos e enxergar oportunidades de diminuir custos, sem desequilibrar o negócio, nem perder qualidade.

Dessa forma, passada a “crise”, o resultado é a consistência de marca, conhecida por mais de 97% da população brasileira e considerada Marca de Alto Renome, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como uma marca de confiança e qualidade, que entrega o que promete.

Foto: Débora Zandonai

ARQ: A Tramontina investe pesado em marketing e propaganda. Um exemplo é a presença constante na maior competição culinária do Brasil, o Masterchef. Esta é mais uma estratégia para estar presente no consciente dos consumidores? Qual a importância de se colocar como uma das empresas mais lembradas do Brasil?

A Tramontina se caracteriza por sua entrega: tudo que promete em suas mensagens aplica em seus produtos e serviços. Os consumidores veem na Tramontina uma referência da casa, que se conecta com as pessoas e faz parte dos diferentes momentos de suas vidas. A busca pela qualidade e a transparência está em nosso DNA e isso é fundamental. É assim que garantimos e ampliamos nossa credibilidade na casa dos brasileiros, seja qual for a classe social, independente do cenário econômico que estamos vivendo. Aliado à diversificação e novidades, criamos tendências, suscitam desejos e reforçamos um nome que é sinônimo de tradição e confiança.

As ações de marketing de Tramontina têm o propósito de colocar as pessoas em contato com a marca, a partir de uma relação saudável de satisfação mútua. Por meio da publicidade, do merchandising, das feiras e dos eventos essa relação se fortalece e possibilita que a cultura da marca chegue a todos que compartilham do prazer de fazer bonito.

ARQ: É comum, ao sairmos no Rio Grande do Sul, ou até mesmo da região da Serra Gaúcha, e mencionarmos a cidade de Carlos Barbosa, receber questionamentos referentes a empresa. Para quem é da região, a participação local é visível, mas como é ser tão fortemente atrelado a cidade de origem? É uma associação almejada pela Tramontina? Se sim, como vocês fazem isso?

Desde a fundação, acreditamos que a razão maior do nosso trabalho é promover a qualidade de vida para as pessoas. Neste sentido, temos um compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridas.

Carlos Barbosa é nosso berço, onde tudo começou. E até hoje, é nossa referência, nosso lugar, detentora de nossa cultura. Crescemos junto com a cidade e daqui, atingimos hoje mais de 120 países, levando nossa marca própria para o mundo.

Também é na cidade que temos 4 das 10 unidades fabris da empresa, onde produzimos facas, panelas antiaderente, linha churrasco, ferramentas e equipamentos para jardinagem, agricultura e construção civil, além das cubas, pias, tanques, coifas, cooktops, fornos, lixeiras, cachepôs e materiais elétricos. Temos um Centro de Distribuição (CD) e mais recentemente o Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), espaço de 5.940 m² oferecido para a comunidade e voltado para formações profissionais, eventos culturais e atividades de bem-estar.

A maior loja própria da marca – T factory store também está em Carlos Barbosa. O ponto de vendas com mais de 10 mil itens representa a produção das 10 fábricas e possibilita ao consumidor o contato direto com o universo Tramontina, entre móveis, ferramentas, materiais elétricos, cozinhas profissionais, eletros, veículos utilitários, além de utensílios e equipamentos para cozinha. É parada turística importante na rota dos viajantes à serra gaúcha.

Essa relação vai além da estrutura. Está em nossos principais valores. Por meio de ações e incentivos financeiros, apoiamos projetos sociais e contribuímos com escolas, creches, entidades beneficentes e centros de formação. Como um dos fundadores e mentor da campeã ACBF, tenho orgulho de estar na cidade gaúcha eleita a capital nacional do futsal e contribuir com o bem-estar da população daqui. Esse é um jeito de ser e de estar presente na vida das pessoas.

ARQ: Falando sobre envolvimento com a comunidade local. A Tramontina é o parceiro mais antigo do Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha, assim como do Anuário ARQ de Arquitetura e Decoração do Rio Grande do Sul, e a primeira empresa a investir nas publicações. Como você vê o papel da Tramontina, uma empresa multinacional, como incentivadora de negócios locais?

Somos uma empresa centenária. Ainda assim, acreditamos na importância de valorizar o local, de gerar de negócios por aqui como receita de sucesso. Em uma cidade com 29 mil habitantes, geramos mais de 4,5 mil empregos, além das pessoas que atuam indiretamente na empresa. Valorizamos os fornecedores locais e incentivamos os novos empreendedores, porque entendemos que movimentando a cadeia local, todos saem ganhando. Quando a Tramontina vai bem, toda a comunidade fica bem.

ARQ: Os arquitetos e designers divulgados nos Anuários são, muitas vezes, o caminho dos produtos Tramontina até a casa dos consumidores finais. Como você vê a importância de incentivar o trabalho desses profissionais locais? E a importância de manter um relacionamento estreito com todas as cadeias de consumidores, desde o arquiteto que indica e seleciona os produtos Tramontina, aos lojistas que fazem o contato direto com o cliente, até o consumidor final?

Nossa vocação é industrial. Por muito tempo, a relação com o público final dos nossos produtos foi unicamente através da ampla rede de revendedores Tramontina. Essa relação permanece, sólida e em constante crescimento. Mas, desde 2013, também estamos no varejo, conversando com o consumidor final de nossos produtos. São outras formas de chegar próximo, agregar valor e mostrar nosso mix de maneira única e experiencial.

Além desses, temos com o público especificador uma grande parceria. São os arquitetos e designers que entendem a nossa entrega com produtos de qualidade, feitos em processo produtivo de excelência. Eles são propagadores de marca e tem autoridade quando se fala em equipar um ambiente com qualidade e por isso acreditam na Tramontina. Acreditam no fazer bonito no dia a dia, mensagem que nós queremos transmitir.

Para chegar mais perto desse público, garantimos forte participação em feiras, mostras e eventos específicos para este público. Exemplo recente foi a nossa participação na Expo Revestir 2019 com a Academia Tramontina – espaço reservado no stand da marca para palestras gratuitas e destinadas aos especificadores. Foi a primeira experiência da marca em levar conteúdo especializado ao público da feira, focando também nos diferenciais dos lançamentos e produtos no segmento entre cooktops, cubas e coifas.

ARQ: A Tramontina é uma empresa sólida e aparece como uma referência nos negócios. Como vocês se mantém inabaláveis? O que você, sendo Clovis Tramontina, pode falar para quem deseja empreender e investir em seu próprio negócio?

Entusiasmo, otimismo, competência e paixão pelo negócio, essa é a base para quem deseja empreender. Pessoas com essas características são a essência de tudo o que fazemos. E até hoje isso mantém a Tramontina forte, jovem e inovadora. Mais fortes que a solidez do aço inox são os valores humanos que, ao longo de mais de um século, vêm moldando a marca.

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