Dicas
Dicas para ter um home office funcional e elegante
Trabalhar de casa está cada vez mais em alta. Pequenos detalhes fazem a diferença para ter um ambiente leve para o dia a dia
Um termo que entrou na rotina de grande parte dos trabalhadores devido a situação de pandemia, o home office está longe de ser uma novidade. Para muitos, a opção de trabalhar em casa já faz parte da rotina há tempos.
Transformar um espaço na residência em local fixo de trabalho requer muito cuidado, pois saber separar a casa do trabalho é a grande chave para o sucesso de um trabalhador home office.
O primeiro detalhe que deve ser observado é a iluminação. Para noite ou dias mais escuros é preciso prever iluminação artificial de qualidade. Além das luzes do teto, luminárias e abajures são fontes de luz extras que podem ser focadas e incomodam menos os olhos. Projetado pela arquiteta Ale Mosna e publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, a aposta foi por uma luminária de barra, bem como luzes
A organização em um home office – assim como em escritórios convencionais – é fundamental para o bom andamento do trabalho. A escolha do mobiliário certo é o primeiro passo para auxiliar nessa organização.
No projeto da arquiteta Vanessa Reiriz, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, a aposta foi em um móvel contemporâneo, com uma mescla de cores neutras e vivas, onde a peça é utilizada tanto para materiais de trabalho quanto para itens de decoração.
O mobiliário também é destaque no projeto da arquiteta Giovana Munhoz, publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração, onde o destaque fica pelo tom amadeirado e pelas inúmeras possibilidades de uso do mesmo, misturando funcionalidade com design diferenciado.
O seu home office também pode ser inserido em outro ambiente, abordando o aproveitamento de espaço. Caso utilizado pela arquiteta Walkiria D’Puig, em projeto publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração Região Norte e Noroeste, onde o quarto de visitas também é o home office.