Dicas

Esbanjando criatividade e funcionalidade em dormitórios infantis

Do clássico ao contemporâneo, a arquitetura em espaços voltados para crianças estão cada vez mais em evidência

Projeto de Urbanna Arquitetura

O universo de um quarto infantil pode ser amplamente abordado por arquitetos e designers de interiores na hora do projeto. Detalhes como temas, móveis, papéis de parede e acessórios variam conforme a necessidade do ambiente e a idade das crianças que utilizarão o espaço.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar você na hora de pensar no quarto de seus filhos.

Móveis: do temático ao contemporâneo

Você pode criar um quarto infantil abordando alguma temática ou utilizando o contemporâneo.

No projeto de Cláudia Veronese e Gildo Muner, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, os profissionais optaram pela temática de personagens infantis. O dormitório transcreve o ­lúdico através de seu design em tons de rosa. O ambiente puro, projeta um universo que transmite os encantos desta fase.

Projeto de Cláudia Veronese e Gildo Muner

Já no projeto da arquiteta Cristina Macedo, publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, o espaço é delicado e doce, assim como a pequena que faz uso do espaço, o quarto reflete a infância da menina de três anos, sem ignorar as etapas futuras. O mobiliário fixo expressa contemporaneidade, enquanto os demais componentes do layout respeitam a personalidade da moradora, e poderão ser atualizados com o passar dos anos.

Projeto da arquiteta Cristina Macedo

Papeis de parede e decoração

Quartos infantis são os ambientes mais alegres de uma casam, onde papeis de parede e decorações são elementos essenciais.

No projeto da Terrazo Arquitetura, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, a arquiteta Caroline Boscaini utilizou tons de azul no dormitório do bebê, proporcionando a sensação de serenidade e tranquilidade esperada de um espaço como este. A marcenaria, desenhada em linhas sinuosas, contempla os acabamentos em lâmina natural e laca fosca. Peça chave no layout, a luminária em formato de lua em granito ônix iluminado dá asas a imaginação, e traz um charme especial para o ambiente.

Projeto da Terrazo Arquitetura

Em outro exemplo, desta vez no projeto da Rastro Arquitetura, publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, recebe o tema de cavalos e fazenda. A decoração ganha uma paleta de cores doce e masculina, que prioriza a composição de branco, bege, marrom e azul. A ampla utilização da madeira traz uma atmosfera acolhedora, perfeita para as fases iniciais da vida.

Projeto da Rastro Arquitetura

Espaços alternativos

Engana-se quem pensa que são somente dormitórios infantis os ambientes destinados aos filhos em uma residências. Uma alternativa é a criação de espaços de lazer infantil.

O projeto da arquiteta Tatiane Perera Bianchi, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, prevê um local divertido para as crianças pequenas. Para permitir o convívio, um espaço kids respeita a fase lúdica da infância e une o verde vivo e a leveza do azul. Completamente integrados, os ambientes encontram conexão e unidade através do ripado amadeirado e da bancada de silestone sem emendas.

Projeto da arquiteta Tatiane Perera Bianchi

Já no projeto do arquiteto Leonardo Bianchini, publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, que também foi exposto na Mostra de Arquitetura e Design 2019, aborda brincadeiras, diversão e fluidez, em uma proposta de arquitetura efêmera para o Espaço Movimento, que estimula experiências diferenciadas entre os pequenos. No design, elementos tradicionais, como madeira, se aliam às cores em tons pastel, que remetem a doçura da infância. Uma explosão de texturas e formas setoriza as atividades para encorajar as crianças a explorarem a totalidade do espaço.

Projeto do arquiteto Leonardo Bianchini

Veja mais fotos

Descrição da imagem

No projeto de Cláudia Veronese e Gildo Muner

Descrição da imagem

Projeto da arquiteta Cristina Macedo

Descrição da imagem

Projeto da Terrazo Arquitetura

Descrição da imagem

Projeto da Rastro Arquitetura

Descrição da imagem

Projeto da arquiteta Tatiane Perera Bianchi

Descrição da imagem

Projeto do arquiteto Leonardo Bianchini

Publicado por:

Editora Audaz

Newsletter

Receba as novidades do M² no seu e-mail