Dicas
O aconchego das lareiras
Com variações de estilos, o item essencial para os dias frios e pode ser aplicado em diversos ambientes e até complementar a decoração
Cada vez mais comum em casas e apartamentos, as lareiras possuem variáveis que podem ser adaptadas conforme o ambiente e também receber acabamentos que favorecem a decoração e o estilo do projeto.
Surgindo como alternativa, as lareiras a gás destacam-se pela praticidade. No projeto da arquiteta Bruna Marcon (foto acima), publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, a lareira a gás tem o diferencial de ser automatizada, podendo ser acionado via controle remoto. Além disso, está inserida na sala de estar em uma estrutura de mármore, evidenciando o estilo.
Outro projeto onde a lareira a gás inserida em uma estrutura de mármore evidencia a união entre clássico e contemporâneo é o da arquiteta Adriane Karkow, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X.
As lareiras tradicionais também estão presentes em ambientes diferenciados. O escritório Acco + Cappelari Arquitetura, em projeto publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, traz a lareira tradicional embutida em um painel de mármore juntamente com a TV na sala de estar, formando um ambiente aconchegante para reunir amigos e familiares.
Outro exemplo de lareira tradicional está no projeto da arquiteta Andreia Benini, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X. O utensílio está inserido em um painel na sala de estar, juntamente com a TV, em uma aposta na total praticidade do ambiente.