Entrevistas

Rodrigo Sonda, da Windowshow: “Aprendemos que a ética profissional será, hora ou outra, recompensada, por isso jamais abrimos mão dela nesses 25 anos”

Conversamos Rodrigo Sonda, gerente comercial da empresa Windowshow, que há 25 atua no mercado de cortinas e persianas, em Passo Fundo, tornando-se referência na região. Para ele, a resiliência é um dos segredos do sucesso a longo prazo. Confira nosso bate papo com Rodrigo.

Rodrigo Sonda, Zoraia Zucchetti Sonda e Adriano Sonda
Rodrigo Sonda, Zoraia Zucchetti Sonda e Adriano Sonda

ARQ: Quem é o Rodrigo da Windowshow?

Faço parte da segunda geração familiar na empresa, onde divido funções e tarefas com os sócios-fundadores, meus pais Zoraia Zucchetti Sonda e Adriano Sonda. Atuo na gerência do setor comercial da empresa.

ARQ: Como surgiu a Windowshow?

Fundada em 1995 com o nome de Casa das Persianas, a empresa iniciou suas atividades após uma pesquisa de mercado em Passo Fundo, onde foi constatado que haviam poucas empresas atendendo a alta demanda para persianas e cortinas, devido à força da construção civil no município. Poucos meses após a fundação, buscamos parceria com a marca líder no mercado mundial no ramo, Luxaflex (hoje Hunter Douglas). Essa parceria trouxe novas perspectivas e, em 2001, uma nova sede foi construída e o nome Windowshow – Casa das Persianas passou a ser utilizado.

ARQ: São 25 anos atuando no mercado. Quais os aprendizados adquiridos ao longo desse tempo?

Os aprendizados são inúmeros e incontáveis, portanto vou citar os mais importante, que foram incorporados como valores da nossa empresa. Aprendemos que a ética profissional será, hora ou outra, recompensada, por isso jamais abrimos mão dela nesses 25 anos. Percebemos que a resiliência é um dos segredos do sucesso a longo prazo, pois a empresa passou por diversas crises econômicas. Além disso, entendemos que a qualidade em produtos e serviços são fundamentais para o contínuo crescimento.

ARQ: Qual a importância de estar sempre conectada às tendências do segmento?

Eis a sobrevivência da empresa, tamanha a importância da atenção constante às atualizações, tanto em produtos, quanto em tendências de consumo.

ARQ: É notável o bom relacionamento cultivado entre a Windowshow e profissionais da Arquitetura e Decoração. Qual a importância dada a estas relações, e porque elas são importantes?

A maior importância desse relacionamento, e que abrange todas as outras, é a possibilidade de evolução constante do mercado de arquitetura e decoração de interiores. Através de parcerias que envolvam ótimos projetos, ótimos produtos e ética profissional, quem leva a maior vantagem é o cliente, por diversos motivos. Uma vez satisfeito e feliz, o cliente indicará o profissional a outras pessoas que, possivelmente, não contratariam um profissional da arquitetura ou decoração para a reforma, assim ocorre a evolução do mercado.

ARQ: Quais são os desafios para os empreendedores no atual cenário do mercado?

Eis um tema que poderíamos conversar por horas. O principal desafio, na minha opinião, é manter a saúde psicológica, não só das pessoas que atuam na empresa, mas também ajudar nossos parceiros e clientes a passar por esse momento de dificuldades. Superado esse desafio, os demais perdem sua intensidade e tamanho.

ARQ: A Windowshow apoia profissionais no Anuário ARQ. Por que é importante para a marca estar presente em uma publicação especializada como o Anuário?

Temos uma história de 25 baseada em pilares fortes, o que gera credibilidade perante o mercado. Alinhamos nossa empresa a grandes marcas e pessoas éticas, com objetivo de fortalecer nossa credibilidade e nossos valores.

Publicado por:

Editora Audaz

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