Dicas
Vantagens e desvantagens entre pisos de porcelanato e cerâmica
Saiba qual material se adapta melhor à necessidade de sua obra residencial ou comercial
O piso porcelanato virou moda e é usado em projetos de designers e arquitetos não só pela estética, que oferece aos ambientes uma aparência mais refinada e elegante, mas também devido à sua praticidade de manutenção e limpeza. Além disso, o porcelanato é um piso bastante versátil.
No radar de profissionais da construção civil, arquitetura e design de interiores, pode-se apresentar como boa opção de piso para sala, quarto e outros cômodos da casa, mas é preciso atenção para não confundir o material com a cerâmica.
Dono de aspecto mais liso que a cerâmica, há outras características que distanciam os dois materiais, tão presentes na construção e reformas de imóveis. A diferença entre piso cerâmico e porcelanato está no tipo de material usado para cada fabricação e no processo de fabricação.
Porcelanato x Cerâmica: vantagens e desvantagens
O piso porcelanato também é constituído de cerâmica, mas seu processo de produção é mais complexo. Além da argila em sua composição, ele recebe misturas com areias, filitos, caulins e outros aditivos, quando necessário.
Outra característica no processo de fabricação do porcelanato está na temperatura de queima utilizada. Ela chega a impressionantes 1.200°C. De regra, quanto mais alta a temperatura, maior é a resistência do piso.
Além disso a compactação da base na prensagem é maior e o processo de preparação a massa acontece por via úmida, com atomização do pó, enquanto que a cerâmica tradicional produz a base por via seca, ou seja pó seco sem atomização. Isso torna o porcelanato, mais durável e mais resistente que o piso de cerâmica.
Mas há outras diferenças. O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso. A versão brilho é uma das mais utilizadas em ambientes internos por trazer a ideia de sofisticação e pureza. A cerâmica é mais rústica e discreta.
Outra diferença entre porcelanato e cerâmica está no quesito acabamento. Enquanto na instalação do porcelanato é usado espaçamento entre as peças menores, o assentamento da cerâmica só pode ser feito com junta tradicional.
Nesta linha construtiva dos pisos, a manutenção entra com um bom motivo para escolher um piso ou outro. O porcelanato é limpo apenas com um pano umedecido com água e detergente, tornando a tarefa mais ágil e prática no dia a dia. Já o piso cerâmico tem manutenção mais trabalhosa. Suja com mais facilidade e o seu processo de limpeza inclui o uso de vassouras, aspirador de pó, panos úmidos e secagem rápida para que o piso não ganhe manchas.