Arquitetura
A arquitetura para o arquiteto
Projeto by Diego Rigo publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração Região Norte e Noroeste do RS
Todo projeto é um desafio para profissionais de arquitetura e designers de interiores. Porém, quando a obra é o próprio escritório, o desafio só aumenta. Foi assim com o arquiteto Diego Rigo, que publicou no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração Região Norte e Noroeste do RS o projeto do seu próprio escritório.
Uma experiência de imersão na arquitetura: esta é a sensação dos clientes que adentram o escritório do arquiteto. Permeado pela essência contemporânea dos elementos de layout e da ousadia dos materiais empregados, o espaço apresenta formatos geométricos modernos e ângulos excêntricos, que expressam diferentes perspectivas dentro de um ambiente singular.
Os objetos brutos, que já estavam no ambiente, são neutralizados com o uso da madeira, do porcelanato, do granito e da vegetação, o que cria uma harmonia visual. A exposição dos materiais antigos valoriza a história do local, onde o avô do arquiteto possuía uma mercearia nos anos 60. A arquitetura afetiva do escritório embasa as decisões de layout, que fabricam diferentes espaços, como recepção, copa, sala de reuniões e lavabo, com unidade visual.
A paleta de cores respeita os materiais naturais do local, e segue as tonalidades sóbrias e leves para transmitir uma atmosfera tranquila, onde a criatividade possa aflorar. Cada canto do espaço carrega a identidade do arquiteto, responsável pela criação de grande parte dos elementos, como a mesa de reuniões, os pendentes e cabideiros, o puxador da porta principal e os aparadores.