Arquitetura
A leveza como palavra chave
Projeto by Pauline Fardo publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
Diversos conceitos e muitas inspirações norteiam profissionais de arquitetura e design na criação de um projeto. Nesta residência, projetada por Pauline Fardo e publicada no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, a palavra leveza guiou o trabalho.
Para o projeto da casa (arquitetônico e paisagismo) abordou-se o estilo contemporâneo, com linhas retas, uso do concreto aparente, madeira, grandes vãos de abertura, muita luminosidade natural. Para o projeto de interiores, também de mesmo estilo, o mobiliário é marcado por traços simples, superfícies lisas, uso da pedra, MDF laqueado e da lâmina de madeira.
“A palavra chave para o projeto foi leveza, desde a forma da casa, os ambientes e a decoração. Queríamos um lugar que transmitisse calmaria. O estilo contemporâneo combina com a família. Não poderíamos ter feito uma combinação melhor entre externo e interno, com o uso dos materiais e móveis”, destaca Pauline.
Ambientes com conforto e funcionalidade e espaço externo integrado com o espaço interno – o nível do piso externo com o interno no pavimento térreo é o mesmo, sendo separados por grandes janelas que quando abertas ficam nos cantos, fazendo com que a integração seja completa, passagem livre e direta entre os ambientes.
Dentre os itens destacados por Pauline no projeto estão a piscina com uma mini praia, onde as crianças podem utilizar também, os grandes vãos de abertura e luminosidade natural tendo assim um visual direto da paisagem, os painéis deslizantes de madeira e a área social ampla com mesa de jantar, estar e cozinha integrados para receber familiares e amigos.