Arquitetura
Arquitetura favorecendo o empreendedorismo
Projeto by Deisy Rigotto e Vicenza Veadrigo – Vvarq publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
A arquitetura é inspiração não somente na hora de criar o projeto, mas também para quem usufrui do ambiente após a finalização do mesmo. Este é o caso do projeto das arquitetas Deisy Rigotto e Vicenza Veadrigo, realizado no Centro Empresarial de Flores da Cunha (RS) e publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X.
Desenvolvido para usuários do Centro Empresarial, pessoas que utilizam o ambiente para cursos, palestras, reuniões e trabalho, o projeto inicialmente não tinha necessidades especificas, apenas algumas diretrizes da necessidade de duas salas, sendo uma maior, e outra menor, ambiente com tecnologia como automação, mesas e cadeiras móveis, que pudessem se adaptar com qualquer layout de uso do ambiente. Sendo assim, abrindo a possibilidades de criação.
Pelo grande fluxo de pessoas, a rotina do Centro Empresarial necessitava deste espaço pela estrutura física, com isso a obra teve que ser executada de maneira acelerada, para que o espaço fosse utilizado o quanto antes. Mas a facilidade de ter o diretor e secretárias todo o dia no ambiente de trabalho, ajudava na agilidade de escolhas e definições. Sendo assim todos cooperaram e trabalharam para que fosse feito um bom trabalho.
Referente à obra, o principal item de destaque é o domus, no qual foi a ampliação do ambiente existente, tornando-se visível da parte externa do Centro Empresarial, projetado em ferro e policarbonato, tendo como significado a expansão do conhecimento.
Já a paleta de cores aborda o preto, cinza, verde, lilás e rosa, que remetem a criatividade e inovação, intenção do uso do ambiente.