Arquitetura
Arquitetura pensada de dentro para fora
Projeto by Q_ARTS publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020
Se a arquitetura nasce como resposta ao lugar, ela será, como ele, única. É assim que a equipe do escritório Q_ARTS Arquitetura resumiu este projeto publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020.
O desenho da casa responde aos preceitos do lugar. A posição solar e as vistas para os montes condicionaram a implantação e zoneamento das áreas funcionais – social, íntima e de serviços. Implantada em uma baixada, com o propósito de respeitar a mirada dos entornos, a planta se abre para o norte através de uma galeria perimetral, por onde reparte de forma independente, a circulação para todos os ambientes. A circulação é uma grande varanda que abraça o pátio interno e a forma é apenas a consequência destas definições.
O desenho das aberturas e a posição dos espaços intermédios também tiveram o propósito de bem condicionar o conforto térmico e a iluminação natural.
As formas puras e linhas retas contrapõe com a sinuosidade dos montes. A diversidade de informações na paisagem existente também foi um dos condicionantes para o estudo da materialidade: buscar as distintas formas e variações de aplicação dos mesmos materiais na sua forma natural.
A lareira é o cerne da casa. O fogo no centro do lar, como na arquitetura vernácula de tantas culturas. Ela é a transição entre as alas íntima, social e de serviços. Ela também participa como elemento de fachada no eixo de simetria.
O seu desenho foi condicionado de maneira a formar uma janela paisagística, enquadrando as vistas dos montes. Como peça única, foi escolhido um material que bem respondesse as mudanças de temperatura, e conciliasse com os demais materiais. A paginação para a pedra Ardósia, deveria ter o mínimo de peças, para que as imperfeições do material pudessem ser contempladas.