Arquitetura
Combinação de estilos em prol da afetividade
Projeto by Gabriela Mattei publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
Seguir algum estilo na hora de projetar uma casa ou apartamento reflete a personalidade dos proprietários. Mas e quando um só estilo não consegue cumprir esse papel, o que fazer?
A resposta está no projeto da arquiteta Gabriela Mattei, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X.
Uma combinação de estilos foi usada no projeto, industrial, retro e moderno. Os estilos aparecem através de materiais, luminárias, formas, texturas e decoração. A arquitetura afetiva está muito presente.
“Era fundamental que os ambientes representassem o que os clientes são, que fosse a extensão deles, um projeto ousado, cheio de detalhes, que cada coisa pensada representasse algo. Os ambientes também precisavam ser aconchegantes, confortáveis, com boa circulação, que pudessem receber amigos, cozinhar e conversar ao redor da bancada sem ter barreiras, que os ambientes fossem integrados e que tivessem espaço para guardar tudo o que precisassem”, destaca Gabriela.
O conceito de todo o projeto foi a criação afetiva. Na hora de projetar, o desejo era que tudo que estivesse no projeto representasse algo, desde memórias afetivas a gostos, lembranças, momentos, mas que também tivesse o novo, o exclusivo, por isso muitos móveis foram desenhados para esse projeto em especial.
A inspiração veio dos lofts nova iorquinos, ambientes despojados, ousados e criativos, com estilo industrial, foi escolhido esse estilo por que é o gosto dos clientes, são jovens, trabalham com a criatividade, por isso o lar deles também precisava refletir isso e ser um espaço inspirador.
“Tudo, absolutamente tudo o que foi usado nesse projeto, desde revestimentos a decoração, peças que foram desenhadas exclusivamente para esse apartamento, é único, está ali compondo o ambiente por um motivo especial. Esse projeto é único por que os clientes são únicos, tem sua rotina, seus gostos, seu modo de ver o mundo, e esse projeto é a extensão da personalidade deles”, enfatiza Gabriela.