Arquitetura
O poder da arquitetura comercial de ir além da venda e conectar pessoas
Projeto by Benvenutti e Pivetta divulgado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
Um projeto que surgiu da experiência vivida entre o lojista e o cliente, tirando partido do poder que a arquitetura comercial tem de ir além da venda e conectar pessoas. Foi assim que as arquitetas Lisiane Benvenutti e Camila Pivetta, do escritório Benvenutti e Pivetta Arquitetura, definiram o projeto assinado por elas e publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X.
A Emocione, loja de lingeries e moda praia, convida a cliente a entrar por meio de um volume central de madeira ripada, que vai da fachada até o interior, auxiliando também na setorização dos produtos. Um espaço charmoso pensado para caber no feed do Instagram, é o ponto focal da loja, promovendo a interação máxima das clientes com a marca.
Como projeto comercial, a loja tem por meta principal a venda. Para isso, as arquitetas utilizaram estratégias atuais do varejo para fidelizar a cliente e fazer com que ela queira voltar.
Forte tendência do mercado da arquitetura comercial é que o espaço entregue à cliente muito mais do que uma experiência de compra memorável. Devido a ascensão do conceito de “hospitalidade” no varejo, os ambientes devem inspirar uma atmosfera caseira com contexto de “lifeStyle” e atitudes humanizadas e personalizadas.
“Os pontos de venda devem trabalhar considerando o fator humano de pertencimento da cliente ao espaço, e à marca”, enfatizaram as arquitetas.
A paleta de cores respeita o rosa, que é a cor institucional da empresa, mas brinca com as demais cores neutras para priorizar a exposição dos produtos da loja. As poltronas e o painel de musgos naturais trazem cor ao ambiente. O toque de modernidade ficou por conta das luminárias, que trazem tendência sem perder sofisticação.