Arquitetura
Onde o conforto se torna o luxo
Projeto by GD Arquitetura publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
Os edifícios estão cada vez mais equipados com áreas de uso comum de bem receber amigos e os apartamento estão mais enxutos, compactos e funcionais, o que promove a valorização dos membros da família e sua integração. O conforto se torna o luxo; a praticidade fica muito bem vinda e a comodidade, paz, intimismo fazem parte deste contexto de refúgio. Estes são as características do projeto assinado pelo escritório GD Arquitetura, das profissionais Cláudia Geremia, Mônica Randon de Bortoli e Sabrina Morais Monaretto, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X.
A percepção contemporânea sobre o morar permite, neste projeto, a integração dos ambientes e a unidade entre cores e revestimentos através da paleta cinza e da madeira natural. O resultado é um espaço amplo, intimista e prático.
O projeto poderia ser ambientado com um jazz de Norah Jones, que transmite uma vibração leve e aconchegante, e cria um contexto de refúgio para os clientes, um casal com dois filhos.
Com poucas paredes devido às grandes aberturas, o revestimento de painéis de madeira trouxe a unidade desejada para a composição do espaço. A marcenaria entre a cozinha e o living define uma barreira visual leve, que permite trazer o verde para dentro dos ambientes. A iluminação pontual, com tons quentes, garante o clima intimista. Outro material de destaque são as pedras de origem brasileira nos tampos.
Os quartos de solteiro seguem a composição de cores e materiais. O layout promove ambientes funcionais e otimizados, contemplando todas as necessidades das crianças: descanso, estudo e distração. A necessidade de armazenamento foi atendida com espaços bem acabados e perfeitamente integrados à concepção do projeto.
O dormitório do casal traz tons mais claros, mas ainda presentes na paleta de cinzas. O tecido aplicado na marcenaria da cabeceira e dos armários confere mais aconchego para a área de repouso. O banheiro segue o minimalismo e imprime o contraste monocromático entre os revestimentos, marcenaria, louças e metais.