Arquitetura
Para contemplar a vista
Projeto by Sopro Arquitetura, do arquiteto Nestor Junge, publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração
A vista privilegiada norteou o projeto desta residência assinada pelo escritório Sopro Arquitetura, de Nestor Junge, e que foi publicada no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020, desde a sua concepção – a premissa justifica o posicionamento do terraço, que se torna o palco para admirar o visual. Por isso, o living, a cozinha, a suíte principal e o espaço fitness receberam painéis móveis de vidro, que se abrem para a paisagem exuberante.
O projeto de interiores contempla uma proposta monocromática, a fim de criar uma linguagem marcante e ampliar a experiência visual do rio. A mata ciliar invade os espaços da residência através de amplos jardins internos – elementos que trazem leveza e tranquilidade a proposta. O espaço fitness é uma caixa de vidro e tira o máximo proveito da vista.
Uma única parede de destaque, erguida com tijolos de demolição oriundos da antiga construção da família do proprietário, cria uma atmosfera rústica, aconchegante e, principalmente, familiar. O elemento permeia toda a decoração, se fazendo presente na suíte e nas áreas de convívio social.
A madeira ainda aparece em contraponto às cores frias do mobiliário contemporâneo, e se faz presente nos diferentes ambientes sociais e íntimos. No quarto infantil, o elemento aparece em contraste com a delicadeza do rosa.