Arquitetura
Quando o projeto se relaciona com os clientes
Projeto by LP Arquitetos publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020
“O projeto se relaciona com os clientes e cria uma relação com o local inserido, a área íntima é interligada e a área social possibilita integração ou isolamento”. Foi assim que os arquitetos Anne Lyse Moroni, Guilherme Schneider, Gustavo Bernardi e Miriane Muskpft (arquiteta colaboradora), do escritório LP Arquitetos, descreveram o projeto de autoria deles que foi publicado no Anuário ARQ Arquitetura e Decoração 2020.
Com o desafio de unir as diversas referências e desejos dos clientes, o projeto cria um lar único para abrigar uma família composta por um casal e duas filhas pequenas. A preocupação em valorizar a experiência dos moradores gerou ambientes integrados, mas com capacidade de isolamento quando necessário.
A solução compositiva e de materialidade da residência, com volumes destacados pelo reboco rústico e tijolo à vista, além do telhado inclinado com telhas Shingle, busca uma linguagem contemporânea apoiada no referencial trazido pelos clientes. O revestimento de tijolos marca o volume da garagem, e configura a varanda no espaço gourmet e a sacada da suíte principal. A aplicação aparece, também, na área interna, criando uma conexão com a fachada.
O volume central com plano envidraçado – onde se dá o acesso principal, e estão localizados os ambientes de estar – evidencia a personalidade da residência. A proposta ressalta a inclinação do telhado aparente no espaço interno, com pé direito variável, criando uma espacialidade que desperta a curiosidade dos moradores e visitantes. As esquadrias estreitas e em tonalidade escura enfatizam a contemporaneidade do projeto.