Arquitetura
Usando e abusando de materiais nobres
Projeto by Giovana Gaio publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X
A escolha dos materiais que irão compor uma moradia, seja em um novo projeto ou em uma reforma, falam muito sobre o estilo seguido pelo profissional e os moradores do local.
No projeto da arquiteta Giovana Gaio, publicado no Anuário de Arquitetura e Design da Serra Gaúcha Edição X, o estilo contemporâneo está presente em linhas retas e simples, espaços amplos e integrados, uso de paleta de cores neutras, mistura do minimalismo das formas limpas com os materiais mais rústicos e quentes – como a madeira, ferro e pedras naturais.
Porém o grande destaque do projeto fica por conta dos materiais utilizados. O projeto reflete o refinamento com a escolha de materiais nobres como madeira, mármore, tecidos de alto padrão como linho, seda, além da leveza que os ambientes possuem, mesmo tendo a cor dos móveis escura. Os espaços de convívio integrados e amplos apresentam um conforto visual e sensitivo.
No projeto foi utilizado a madeira, material natural que além de aquecer visualmente dá um toque mais despojado para o projeto; o ferro, que faz o contraponto com a madeira no sentido de esfriar o ambiente, dando uma pegada mais seca que também é contemporânea e despojada; o linho e o mármore, que trazem um refinamento ao projeto por ser um material nobre, natural e atual; e os espelhos e vidros, que ampliam os ambiente.