Entrevistas
Viviane e Fernanda, da Carbono Arquitetura: “Buscamos uma arquitetura que faça a diferença na vida das pessoas”
O Portal M2 conversou com as arquitetas Viviane Schneider e Fernanda Scheibler, do escritório Carbono Arquitetura, que nos contaram um pouco sobre suas experiências e visões sobre a arquitetura na vida das pessoas. Confira:
O que despertou a sua paixão pela Arquitetura? Quais foram as influências?
O interesse pela arquitetura surgiu naturalmente, sem nenhuma influência externa. Por vocação, diríamos (risos). Captar a alma de cada projeto, através de conversas que nem sempre são sobre o espaço em si, mas sobre a vida das pessoas, suas rotinas, seus desejos, seus hobbies, viagens… nos estimula muito e alimenta a nossa alma. Sermos escolhidas para criar o cenário da vida dos nossos clientes, de modo que sinta que aquele espaço é seu, que as coisas estão ali para contribuir a sua rotina e torná-la melhor, é mágico!
Como iniciou no mercado de trabalho? Você lembra da primeira experiência fora da universidade?
Nossa iniciação no mercado de trabalho se deu logo no início e durante todo período da graduação, quando buscamos adquirir experiências diversas através de estágios em escritórios de arquitetura renomados e empresas com atuação na construção civil. Respirar arquitetura desde o início do curso, contribuiu muito para construirmos o sistema de trabalho ideal que hoje aplicamos no nosso escritório.
Qual foi o primeiro projeto executado totalmente por você? E qual foi a primeira dificuldade superada?
O primeiro projeto executado totalmente por nós foi de interiores. A primeira dificuldade específica não nos recordamos, mas um aprendizado levamos conosco sempre: ter humildade para buscar conhecimento, trocar experiências com outros profissionais e fornecedores, nos enriquece muito. Acordamos todos os dias buscando ser profissionais ainda mais completas, por isso novos desafios nos estimulam e motivam, sempre.
De onde você tira inspiração para projetar?
Fazer a diferença na vida das pessoas, nos inspira! Embarcar no sonho de cada cliente, ter a oportunidade de conhecer o seu estilo de vida, os seus valores, a sua rotina, as suas expectativas, preferências, desejos… esta troca incrível que inspira e motiva cada escolha em um projeto.
Pensando em mercado, quais os novos desafios apresentados por ele?
– Coerência nas propostas de orçamento;
– Atenção às novas tendências do mercado imobiliário, especificamente na forma de morar X trabalhar;
– Trazer soluções inovadoras para a melhor qualidade de vida das pessoas.
Estes são os três principais desafios que vemos no mercado da arquitetura hoje. Uma mudança de comportamento está acontecendo e ela, poderá trazer nova configuração para os espaços.
Hoje, as pessoas procuram um planejamento e é isso que desenvolvemos para os nossos clientes ao desenvolver um projeto arquitetônico e/ou de interiores. Planejar o espaço, o orçamento e até mesmo como será a interação da pessoa naquele novo ambiente. Estão dando mais valor ao seu espaço, estão tendo um olhar mais apurado para esta relação ao seu modo de vida.
O quanto você aposta em tendência e o quanto acredita em estilo?
Somos admiradoras da simplicidade formal, da arquitetura com linhas puras e atenção aos detalhes e acabamentos, com grande adoração por elementos e materiais naturais. As tendências pontuam os projetos através do nosso olhar sobre o mundo e muita sensibilidade. Para nós estilo é traduzido através do traço: criar uma identidade profissional com a qual as pessoas possam se identificar, este é o nosso estilo.
Se pudesse definir a profissão em uma frase, qual seria?
Na essência do nosso escritório, buscamos uma arquitetura que faça a diferença na vida das pessoas, que gere aconchego e tenha foco no propósito dos seus usuários.
Como conheceu o Anuário ARQ? E por que decidiu apostar na publicação?
Conhecemos o Anuário ARQ através da primeira publicação. Foi de forma palpável que vimos a qualidade do material desenvolvido e este, despertou o nosso interesse. Nos bastidores, conhecemos profissionais dedicados e focados em produzir conteúdo que gera resultado. Nos identificamos com o propósito e passamos a integrar o time de profissionais a partir da segunda edição. Atentos ao comportamento, hoje o conteúdo dos nossos projetos pode ser acessado também através das outras plataformas, como Instagram e aplicativo. Iniciativa super bacana!